BENS TOMBADOS EM GOIÂNIA - GOIÁS



Bem Localização Situação - Descrição

01 - Teatro Inacabado

Proponente do Tombamento: Maria das Graças de Carvalho e Vasconcelos.
Propriedade pública - Governo do Estado de Goiás, Fundação Otavinho Arantes
Processo de tombamento nº: 7216602

Localização: Av. Anhanguera, nº 7.030 qd. P-71 lt 01 - Setor dos funcionários, Goiânia – Goiás.

“O Teatro Inacabado foi construído por iniciativa da AGT (Agremiação Goiana de Teatro), liderada por Otavinho Arantes, juntamente com a ajuda de toda a sociedade goianiense.
As obras do teatro começaram em fins dos anos 50 e foram concluídas nos anos 60. Possui esse nome pois começou a funcionar antes de estar completamente finalizado.
Recebeu figuras ilustres das artes cênicas como Fernanda Montenegro, Ziembrinski e Paulo Autran.
Projeto do arquiteto Walter Guerra, o teatro é representante da arquitetura moderna em Goiânia. Mesmo depois de dois incêndios, ainda conserva suas principais características.
Hoje o teatro é administrado pela Fundação Otavinho Arantes (FOA).”

Ato de Tombamento
Decreto n° 2.201, de 19 de setembro de 1994. Diário Oficial do Município n° 1.264, de 05 de outubro de 1994.

02 - Áreas Verdes Municipais

- Bosque do Botafogo
- Jardim Botânico
- Cabeceira do Areião
- Bosque dos Buritis
- Parque Zoológico de Goiânia
- Lago das Rosas

Proponente do Tombamento: Osmar Pires Martins Júnior.
Proprietário: Prefeitura de Goiânia
Processo de tombamento nº: 744.909-7 e 771.590-1
Localização: Goiânia - Goiás.

- Bosque do Botafogo
Localização: Entre a Av. Araguaia, Av. Independ.  Av. Contorno, Rua CD, Rua 200-A e Rua 200-C.

- Jardim Botânico
Localização: Setor Pedro Ludovico, com entrada pela Avenida do Contorno, cruzamento com a Primeira Radial. Limita-se ao Sul com a Vila Santo Antônio; a Noroeste com o Setor Pedro Ludovico e a Leste com a Vila Redenção.

- Cabeceira do Areião
Localização: Situado nos Setores Pedro Ludovico, Marista e Sul, começa na confluência da Av. Americano do Brasil com a Alameda Coronel Eugênio Jardim no Setor Marista segue até a 5ª radial, até sua confluência com Av. Av. Areião, seguindo até onde teve início.

- Bosque dos Buritis
Localização: Situado no Setor Central e limitado pelos Setores Sul e Oeste, começa na confluência das ruas 29 e Rua 01, seguindo pela margem até sua confluência com a Av. Assis Chateaubriand.

- Parque Zoológico de Goiânia - Lago das Rosas
Localização: Inicia na confluência da Alameda das Rosas com, Avenida Anhanguera, Setor Oeste. Trata-se de uma grande área verde no centro da cidade, na Avenida Anhanguera, que limita o Parque Educativo ao norte, e é o principal eixo viário de Goiânia. É de fácil acesso à comunidade, devido a sua localização privilegiada, estando a aproximadamente mil metros do centro..

Ato de Tombamento
Decreto n° 2.109, de 13 de setembro de 1994. Diário Oficial do Município n° 1.256, de 22 de setembro de 1994.

03 - Centro Cultural Martim Cererê

Proponente do Tombamento: Linda Monteiro.
Propriedade pública - Governo do Estado de Goiás
Processo de tombamento nº: 993.524-0.

Localização: Situa-se na “Área livre”, entre as Ruas 83, 84, 94, 102 e 104 do Setor Sul, em Goiânia – GO.

O Martim Cererê é um espaço cultural que relaciona-se com o Programa de Defesa e Preservação da Memória Histórica, Artística e Arquitetônica de Goiás por seus objetivos e singularidades: caixas d’água gigantes que abasteciam a cidade de Goiânia e posteriormente associado por longo tempo à repressão e aos horrores de um regime de opressão.
Essas mesmas caixas d’água se transformaram em teatro, inaugurando o Centro Cultural em outubro de 1988 pela Fundação Cultural Pedro Ludovico Teixeira no Governo de Henrique Santillo com ajuda do poeta e seu secretário Kleber Adorno, artistas e apaixonados pela idéia, e seu primeiro diretor Marcos Fayad.
O nome Martim Cererê vem do livro de Cassiano Ricardo que fala de nossa gente, de nossas origens mais profundas e de toda a saga do povo brasileiro.

Ato de Tombamento
Decreto n° 1.136, de 04 de abril de 1997. Diário Oficial do Município n° 1.865, de 10 de abril de 1997.

04 - Centro de Treinamento Parque Anhanguera

Proponente do Tombamento: José Mendonça Teles.
Propriedade privada - Goiás Esporte Clube
Processo de tombamento nº: 999.446-7

Localização: Avenida Ipanema com Avenida Guarapari e Marginal Cascavel - Parque Anhanguera.

O Centro de Treinamento Parque Anhanguera corresponde a uma área de 411.400m² pertencente ao Goiás Esporte Clube situada na região sudoeste de Goiânia.
É uma área de preservação ambiental que contém lago natural, várias nascentes e mini bosque com árvores nativas, que deságuam no Ribeirão Cascavel.
Com a intenção de estar sempre vinculado a atividades que promovam o esporte, lazer e entretenimento, possui vários campos oficiais de futebol, em que o Goiás Esporte Clube exercita treinamento de suas várias categorias esportivas, campo de futebol soçaite e ainda área de lazer com churrasqueiras que encontram-se em perfeita interação com a natureza. Possui ainda alguns edifícios que abrigam a administração e vestiários.

Ato de Tombamento
Decreto n° 1.135, de 04 de abril de 1997. Diário Oficial do Município n° 1.865, de 10 de abril de 1997.

05 - Casa da Cultura Dr. Altamiro de Moura Pacheco

Proponente do Tombamento: José Mendonça Teles.
Propriedade privada - Academia Goiana de Letras
Processo de tombamento nº: 1.320.082-3

Localização: Sobrado situado na Av. Araguaia, esq. com Rua 15, n° 240 – Qd. 39 – Lt. 38 – 1-3, Setor Central, em Goiânia – Goiás, hoje denominado “Casa da Cultura Dr. Altamiro de Moura Pacheco.”

Nesta casa residiu um dos notáveis pioneiros de Goiânia: Dr. Altamiro de Moura Pacheco, homem que sempre contribuiu na melhoria da cidade. Foi responsável pela desapropriação de terras na área do futuro Distrito Federal e pela doação de terras, à várias instituições filantrópicas destinadas à reserva ecológica e expansão de Goiânia.
Ainda vivo doou a casa com o fim específico de fundar a Casa de Cultura Dr. Altamiro de Moura Pacheco, a “Academia Goiana de Letras”. Além do sobrado, foi doado todo o seu acervo pessoal: fotos, medalhas, livros da histórica biblioteca, bens móveis e obras de arte que preservam a história de Goiás, tanto na abrangência da parte arquitetônica e histórica do imóvel quanto ao acervo cultural nele inserido. O tombamento assegura a memória histórica de Goiás e faz justiça à memória do Dr. Altamiro.

Ato de Tombamento
Decreto n° 1.866, de 10 de setembro de 1999. Diário Oficial do Município n° 2.390, de 20 de setembro de 1999.

06 - Residência do Professor Venerando de Freitas Borges

Proponente do Tombamento: José Mendonça Teles
Propriedade privada – Assefaz - Associação dos Servidores do Ministério da Fazenda
Processo de tombamento nº: 1.277.948-8.

Localização: “Sobrado situado na Rua 01, n° 02, Setor Central, em Goiânia - Goiás.

Neste sobradinho, viveu o primeiro prefeito desta capital: Venerando de Freitas, que chegou em Goiânia com 26 anos de idade, em 1935, pronto para enfrentar um grande desafio – foi nomeado por Pedro Ludovico Teixeira prefeito da mais nova capital do país. Na ocasião, Venerando era professor do Liceu na cidade de Goiás.
O nome de Venerando se confunde com a cidade de Goiânia. Viveu aqui por muito tempo, juntamente com sua esposa e companheira Dona Maria e seus filhos.
Construída na década de 30, a casa ainda preserva as suas principais características retratando bem a tipologia das residências daquela época, sendo de grande importância a sua total conservação. Destaque para a conservação de suas esquadrias e da estreita escada de madeira.”

Ato de TombamentoDecreto n° 2.289, de 30 de novembro de 1999. Diário Oficial do Município n° 2.432, de 08 de dezembro de 1999.

07 - Automóvel Clube de Goiás



Proponente do Tombamento: José Mendonça Teles
Propriedade privada
Processo de tombamento nº: 1.434.439-0.

Localização: Área entre as Ruas 15, 46 e 56 qd B-19, B-20, B-25, B-27, B-30, C-9, C-8, C-6 e C-2 - Jardim Goiás

Área de 87.332,00m², situada no Jardim Goiás, em Goiânia – Goiás, onde está localizado o Automóvel Clube de Goiás.
O Automóvel Clube de Goiás é uma sociedade civil de fins recreativos, fundada em 1962, que durante mais de trinta anos cuidou de preservar a área em que se localiza, respeitando suas nascentes e lagos, bem como protegendo a pequena mata existente.
É uma reserva ambiental que compõe dentre outras reservas, o alcance dos objetivos primordiais de Atílio Correia Lima que teve, ao planejar Goiânia na década de 30 a preocupação com o meio ambiente, com as reservas florestais, com os cursos d'água, enfim, com a qualidade de vida da população, conforme se vê nos relatórios técnicos de Atílio Correia Lima e Armando de Godói, projetando ainda instrumentos de proteção para que a cidade crescesse, se alargasse horizontalmente, sem prejudicar suas nascentes, seus córregos e suas áreas verdes.
Foi por muitos anos ponto de encontro da sociedade goianiense, sediando vários bailes.

Ato de Tombamento
Decreto n° 158, de 24 de janeiro de 2000. Diário Oficial do Município n° 2.466, de 31 de janeiro de 2000.

08  - Cemitério Santana

Proponente do Tombamento: Cecy Aparecida Curado Moraes
Propriedade pública - Prefeitura Municipal de Goiânia
Processo de tombamento nº: 1.496.124-1

Localização: Área de aproximadamente 01(um) alqueire, situado na Av. Independência, esq. com Av. 24 de outubro, s/n°, Setor dos Funcionários, em Goiânia - Goiás.

O Cemitério Nossa Senhora Santana, conhecido Cemitério Santana, recebeu este nome em homenagem à mãe de Maria, padroeira do Arraial de Sant'Ana, atual Cidade de Goiás.
Em 1939 iniciaram-se as construções na área destinada para o cemitério nos limites do extinto município de Campinas e o município de Goiânia. Inicialmente administrado pelo governo do Estado de Goiás e transferido em 1959 para o município de Goiânia, foi inaugurado em julho deste mesmo ano com a transferência de inumações do então desativado cemitério que se localizava na atual área da Praça João Rita Dias em Campinas. Considerado o terceiro cemitério de Campinas e o primeiro de Goiânia.
Com sua fachada Art Déco é um exemplo típico de cemitério convencional secularizado, com traçado semelhante à uma cidade. Encontram-se sepultados os pioneiros de Goiânia, entre eles o fundador Pedro Ludovico Teixeira.

Ato de Tombamento
Decreto n° 1.879, de 26 de setembro de 2000. Diário Oficial do Município n° 2.592, de 02 de outubro de 2000.

09 - Mercado Popular Municipal

Proponente do Tombamento: Edna Luiza de Melo Taveira
Propriedade pública - Prefeitura Municipal de Goiânia
Processo de tombamento nº: 1.420.627-2

Localizado na Rua 74 – Qd. 120/121, circundando pela Rua 57-A, Setor Central, antigo Bairro Popular, em Goiânia - Goiás.

O Mercado do Bairro Popular já estava previsto para esta área onde foi construído desde a planta do traçado original de Goiânia, no Setor Norte. A planta data de 1937 e foi elaborada por Coimbra Bueno & Cia Ltda, mas o mercado só foi construído em 1952 na administração do Professor Venerando de Freitas Borges, no Governo de Pedro Ludovico Teixeira, e concluída em 1953.
Como outros mercados, foi construído com as lojas voltada para o interior da edificação, com exceção das lojas de esquina, e com uma área central coberta para ocupação de bancas. A “Pastelaria do Meu” é um ponto histórico e cultural goianiense existente no edifício.
É um bem memorável com referências culturais locais e arquitetônicas como os elementos do Art Déco, além de se tratar de um antigo e importante centro de abastecimento da região central de Goiânia.

Ato de Tombamento
Decreto n° 1.901, de 26 de setembro de 2000. Diário Oficial do Município n° 2.593, de 03 de outubro de 2000.


10 - IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Proponente do Tombamento: Maria Aparecida de Jesus Cuevas.
Propriedade pública - Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Processo de tombamento nº: 1452.682-0

Localização: Imóvel situado à Avenida Tocantins, n° 675 - Qd. 70 - Lt. 75 - Centro, em Goiânia - Goiás.

Esta casa foi construída no final da década de 40, de acordo com os modos construtivos e arquitetura vigente à época. Sua arquitetura é simples e comum, mas representante de uma época significativa do começo da cidade, fazendo parte do imenso conjunto arquitetônico que caracteriza o centro de Goiânia.
Foi projetada a princípio para uso residencial, mas a partir 1952 o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE passou a funcionar nela, sofrendo reformas no período de 1955 a 1957.
Foi inaugurado em 1953, no governo do Dr. Pedro Ludovico Teixeira, do prefeito Prof. Venerando de Freitas Borges e na administração do inspetor Célio Fonseca. O prédio do IBGE foi tombado devido a sua importância como órgão público colaborador sobre as informações e estatísticas da cidade e do estado.

Ato de Tombamento
Decreto n° 3.434, de 16 de outubro de 2001. Diário Oficial do Município n° 2.795, de 22 de outubro de 2001.

11 - Hipódromo Ubirajara Ramos Caiado (Jóquei Clube da Lagoinha)

Proponente do Tombamento: Associação dos Criadores e Proprietários de Cavalo de Corrida do Estado de Goiás.
Propriedade privada: Jóquei Clube de Goiás.
Processo n° 2.721.919-5.

Localização: Av. Altamiro Moura Pacheco, Área B, Quadra Área, Lote B, Cidade Jardim, em Goiânia – Goiás.

“Área de grande importância histórica para o município de Goiânia, possui uma significativa relevância ambiental pelo grande número de nascentes em seu interior, abrigando uma vasta diversidade de animais aquáticos e aves”.

Ato de Tombamento
Decreto n° 2769, de 14 de novembro de 2008. Diário Oficial do Município n° 4.495, de 19 de novembro de 2008.


12 -  Prédio onde funciona a Estação Meteorológica de Goiânia.

Proponente do Tombamento: Engenheiro Wagner de Paula Soares e outros.
Propriedade pública – Instituto Nacional de Meteorologia - INMET/10º DISME-GO – Ministério da Agricultura do Abastecimento e Reforma Agrária.
Processo de tombamento nº: 3.101544-8.

Localização: Avenida Tocantins, entre Av. Oeste com Av. Paranaíba, Setor Central, em Goiânia - Goiás.

Fica excluída do referido tombamento a faixa de terras ao longo da Avenida Paranaíba, com 2,70 (dois vírgula setenta metros) de largura, objetivando sua ampliação. Decreto n° 3081, de 17 de Dezembro de 2008.

Ato de Tombamento
Diário Oficial do Município n° 4.518, de 22 de Dezembro de 2008.


13 - Residência onde funcionou o antigo terminal de passageiros do primeiro aeródromo de Goiânia.

Proponente do Tombamento: Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e ambiental da cidade de Goiânia.
Proprietário: Ministério da Aeronáutica
Processo de tombamento nº: 33069405/2007.

Localização: Av. Paranaíba, nº 1774, Setor Aeroporto - Goiânia - Goiás. Decreto n° 2966, de 17 de Dezembro de 2008.

Ato de Tombamento
Diário Oficial do Município n° 4.517, de 22 de Dezembro de 2008.


14 - Prédio denominado “Sobrado”, em área da Faculdade de Medicina.

Proponente do Tombamento: Profº. Edward Madureira Brasil – Reitor UFG.
Proprietário: Universidade Federal de Goiás.

Localização: localizado no Setor Universitário, em área da Faculdade de Medicina, da Universidade Federal de Goiás, Goiânia – Goiás.

O Prédio denominado “Sobrado”, a mais significativa das primeiras construções da Faculdade de Medicina. Decreto n° 886, de 22 de Abril de 2010.

Ato de Tombamento
Diário Oficial do Município n° 4.847, de 26 de Abril de 2010.


15 - Painéis de D.J. Oliveira

Proponente do Tombamento: Profº. Edward Madureira Brasil – Reitor UFG.
Proprietário: Universidade Federal de Goiás.

Localização: situados no prédio do Restaurante Universitário, da Universidade Federal de Goiás, Praça Universitária, Goiânia - Goiás.
Decreto n° 887, de 22 de Abril de 2010.

Ato de Tombamento
Diário Oficial do Município n° 4.847, de 26 de Abril de 2010.


TOMBAMENTO POR LEI MUNICIPAL 2008



01 - Centenária Árvore Moreira

Proponente do Tombamento: RUSEMBERGUE BARBOSA

“A Centenária Árvore Moreira foi o primeiro “gabinete” oficial de Goiânia. A história registra que o Dr. Pedro Ludovico Teixeira, então Interventor do Estado de Goiás despachava, sob a sombra da Centenária Árvore Moreira, com os seus assessores e secretários, durante o período de construção da nova Capital goiana, de 1.933 a 1.937. No terreno onde está localizada aquela espécime vegetal foi construído, em caráter provisório, o Palácio do Governo em madeira, enquanto era aguardada a finalização das obras do Edifício-sede do Governo Estadual, o Palácio das Esmeraldas, situado na Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira.
Posteriormente, o terreno onde está plantada a Centenária Árvore Moreira se transformou em ponto de encontro dos trabalhadores responsáveis pela construção da nova Capital, que ali se reuniam para relembrar as histórias e os fatos mais marcantes de suas vidas na antiga Capital, a Cidade de Goiás.”

“ Lei n° 8616, de 09 de janeiro de 2008, (aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal de Goiânia e sancionada durante solenidade no Salão Nobre do Paço Municipal pelo Prefeito Iris Rezende), que Dispõe sobre o tombamento pelo Patrimônio Histórico e Cultural do Município de Goiânia, da centenária árvore Moreira, localizada na Rua 24, nº 580, no Setor Central e dá outras providências, publicada no Diário Oficial do Município de Goiânia n° 4287/2008.”

Pesquisa: Sheila Martins Gonçalves
Secretária do Conselho
contatos: (062) 3524-44-05/ 44-04/44-03 matutino.
Cargo: Analista em Cultura e Desporto.